TRABALHO DE ESTUDOS POLITICOS
Administração
Natalia Cristina
Estudos Politicos
Paço do Lumiar
2014
IESF – Instituto de Ensino Superior Franciscano
Natalia Cristina
Estudos Politicos
Trabalho da disciplina de Estudos Politicos do 4° período do curso de Administração da instituição IESF T-B.
Orientador: Antônio
Paço do Lumiar
2014
DOUTRINAS POLITICAS E CONCEPÇÕES DE ESTADO
No século XIX, apreensão do Estado como realidade histórica, inteiramente constituída e produzida pelo homem, tal como se revela nas obras do filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel ou no materialismo histórico introduzido nas obras de Karl Marx.
A teoria política de Hegel é considerada, sob certos aspectos, o ponto mais alto do jusnaturalismo contratualista, levava a conclusões equivocadas, Hegel propõe a inversão de seus termos, refinando-os.
Retomando o conceito aristotélico do homem político e a doutrina organicista. Não é, pois, o homem quem cria o Estado, mas o Estado que forma o cidadão, a ponto de só no Estado ter ele sua essência garantida. Em outras palavras, todo valor que o homem tem, toda sua realidade espiritual, ele a possui mercê do Estado.
De acordo com Hegel, o contratualismo, ao identificar o interesse particular ao próprio conteúdo do Estado e a sociedade civil, o que constitui uma premissa falsa, dado que a adesão ao Estado não era uma escolha individual, e sim uma imposição: não havia outra opção.
Ademais, a existência pressuposta de indivíduos livres e iguais, vivendo no estado de natureza, fora da sociedade ou da história, nada mais seria senão ficção.
A visão dialética da história tem influência capital nessa doutrina. Como pensador do Estado Nação Hegel faz entrar a história das sociedades nas discursões filosóficas politicas. Hegel concebe o Estado como organismo no qual a vida da parte está num todo. Mas especificamente:
O principio dos Estados modernos tem esta imensa força e profundidade: permite que o