trabalho de estrategia empresarial
EMPRESA AMIL
Introdução:
Fundada em 1972 pelo médico Edson Bueno, a Amil é uma empresa criada e administrada por médicos que fazem da Medicina a sua razão de ser. São profissionais com mais de 30 anos de trabalho em hospitais, consultórios e centros de diagnósticos. Dados de 2009 revelam a Amil a maior rede credenciada do País, com 2,9 mil hospitais, 44 mil consultórios e clínicas médicas e 7,1 mil laboratórios e centros de diagnóstico. A Medial adquirida pela Amil, por sua vez, é dona de uma forte rede própria. Com 10 hospitais, 48 centros médicos e 61 unidades laboratoriais.
2. ANÁLISE AMBIENTAL:
2.1 Análise Contextual (Macroambiente):
No Brasil, devido aos baixos salários, altos índices de desemprego e altos preços dos convênios médicos, a maioria da população não possui nenhum tipo de convenio particular, sendo assim obrigados a depender de um sistema de saúde governamental e falido. O mercado de trabalho, que tem sido o principal fator para incentivar o crescimento das vendas de planos de saúde no Brasil, e começou já no final de 2009 dar sinais de retomada.
De acordo com o Caged, foram realizados, no primeiro semestre deste ano, 9,3 milhões de contratações no Brasil, contra 8,8 milhões de demissões. A variação foi de 1,37%.
Em 2009, o setor de serviços médico-hospitalares, análises e diagnósticos abrangeu cinco empresas na bolsa de valores: Amil, Medial (que hoje pertence a Amil) e Tempo Participações, focadas em planos médico-hospitalares e odontológicos, Odontoprev, líder da área de cuidados bucais, e Dasa, que realiza análises clínicas e medicina diagnóstica. O diretor-geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fábio Fonseca, revela que esse é um mercado que abrange cerca de 53 milhões de pessoas.
2.1.1 Cenário econômico:
2.1.2 Cenário Político:
2.1.3 Cenário Sociocultural:
A falta de incorporação de projetos culturais para informação, educação, leitura, entre outros, na vida dos