Segurança do trabalho: uma estratégia empresarial
Conceitos e Definições
Saúde: “A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e quando se trata do empregado esse fator pode ser por estresse doenças ou acidentes” (Fidelis, Gilson José, Gestão de Recursos Humanos- tradicional e estratégico, 2006, p. 132) sendo que a saúde não é apenas as questões comuns de se ouvir falar como gripe entre outras, mas também causas como tabagismo, alcoolismo e depressão e estresse também entram nessa regra.
A saúde de um funcionário pode influenciar diretamente na produção fazendo com que a empresa tenha que se reorganizar em pouco tempo, especialmente se a empresa não se previne para esse tipo de incidente, então, ou o trabalho do funcionário doente será dividido entre todos, ou a empresa terá um funcionário reserva. Sendo que qualquer uma das opções trará gastos financeiros à empresa, e por mais que esse seja um fator que a empresa tem pouco controle, o trabalho na prevenção das mesmas fará com que esse fator indesejado a empresa e ao funcionário possa seu prevenido especialmente nos casos de alcoolismos e tabagismos, que foram citas antes, pois estes são problemas considerados banais, e onde muitas vezes é comum de se ouvir dizer que quem sofre disso é por “falta de vergonha na cara”. Um funcionário que é alcoólatra além dos problemas sociais e familiares, também se prejudica no local de trabalho, pois os reflexos são perdidos, o corpo demora mais a responder e assim os acidentes de trabalhos ficam mais propícios a acontecerem, e por esta razão a ajuda vindo por parte de empresa em relação a conscientização dos perigos desses vícios ou doenças são inevitáveis para o bom andamento da empresa.
Segurança: “Ação exigida por lei que visa à estruturação das ações de segurança em todos os níveis, por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se mobilize em torno do tema, gerando melhoria na qualidade do consciente coletivo”