Trabalho de Estimação
Estatística II
Prof. Sérgio Ricardo Martins
2013/1 - 3 B
Integrantes do Grupo:
Bruno Sparano Silvério
Caio Vieira
Flávio Mattos
Guilherme Moraes
Oliver H Braun
Índice
Página:
Questão 1a)
1
Questão 1b)
5
Questão 2a)
10
Questão 2b)
11
Questão 2c)
16
Questão 2d)
16
Questão 2e)
17
Questão 2f)
18
Fontes
20
Questão 2 a)
O modelo de precificação de ativos de capital (CAPM) de William Sharpe e John Lintner marca o surgimento da teoria da precificação de ativos e explica variações na taxa de retorno de um ativo como função da taxa de retorno da carteira de mercado, que engloba todos os ativos de risco comercializados publicamente. O CAPM nos diz ainda que o prêmio por risco de um determinado ativo é proporcional ao prêmio por risco sobre a carteira de mercado.
Fórmula do CAPM desenvolvida por SharpeLintner:
E(rA) rf = β[E(rM) rf ]
(1)
rA – retorno associado a algum ativo financeiro A; rf – retorno associado a algum ativo livre de risco; rm – retorno associado à carteira de mercado.
Jensen, em 1968, foi o primeiro a observar que a versão SharpeLintner da relação entre retorno esperado e o β de mercado também implica um teste de regressão de série temporal, isto é, estimar a regressão de série temporal de uma carteira pelo CAPM e usar o intercepto β1 para medir o desempenho anormal.
Fórmula de Jensen para medir o CAPM:
(rAi rfi) = β1+ β2( rm rfi) + εi
(2)
rA – retorno associado a algum ativo financeiro A; rf – retorno associado a algum ativo livre de risco; rm – retorno associado à carteira de mercado i = 1, 2, ..., n, em que n é a última data observada.
A comparação do relacionamento da equação (2) com o retorno esperadobeta da equação (1) do CAPM pressupõe que β1 deve ser zero, que nos dá uma previsão sobre o coeficiente linear de uma linha de equação em uma regressão de variáveis observadas: retornos do ativo financeiro (Chevron) com os retornos do índice de mercado (neste caso, o índice de mercado analisado