trabalho de estetica
Carla Joseane
Carol Lima
Eduardo Silva
Fabiana Almeida
Juline Silva
Modernismo no Brasil
O Modernismo no Brasil foi um grande movimento cultural que se espalhou fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX.
Este movimento começou a surgir no Brasil a partir de uma assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, como Cubismo e Futurismo.
O modernismo foi aceito no Brasil por conta da atuação e influência de arquitetos estrangeiros adeptos do movimento, embora tenha sido arquitetos brasileiros, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que mais tarde tornaram este estilo conhecido e aceito, foi o arquiteto russo Gregori Warchavahik quem projetou a "Casa Modernista" em 1929-1930. A primeira casa em estilo Moderno construída em São Paulo.
Os arquitetos modernistas buscavam nos seus projetos, o racionalismo e o funcionalismo, sendo que as obras deste estilo apresentavam como características comuns formas geométricas definidas sem ornamentos, separação entre estrutura e vedação, uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício, panos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais, integração da arquitetura com o entorno pelo paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.
Entre os principais arquitetos e obras modernas, destacam-se os artistas Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Attilio Correia Lima, os irmãos Marcelo e Milton Roberto, entre outros.
Monumento ( Fonte da Rampa do Mercado.)
Diante da historia cultural da Bahia e do Brasil foi criada em homenagem ao antigo Mercado Modelo, destruído em um incêndio no ano de 1969 a Fonte da Rampa do Mercado, também chamada de Monumento ao Povo da Bahia. Desde que começou a ser montada, causou curiosidade