Trabalho de Estatistica
CANOAS, 2014
1) Objetivo (motivo para a pesquisa, problema, para que quer fazer a pesquisa)
Em uma construção de uma rodovia existe a gestão ambiental que é feita para minimizar os impactos advindos da obra. E a gestão ambiental é composta por programas de controle e monitoramento, um deles é o programa de monitoramento e controle de ruídos, onde uma das ações deste programa é medir mensalmente pontos pré determinados e comparar sua evolução ao longo do tempo.
Ruído é definido como um som indesejado. O som é resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. Os níveis de pressão sonora são usados para medir a intensidade do som e são descritos em termos de decibéis. O decibel (dB) é a unidade logarítmica que expressa a razão da medida do nível de pressão sonora em relação a um nível padrão. Para medição do nível de pressão sonora é utilizado um equipamento especial chamado decibelímetro.
O programa de monitoramento e controle de ruídos se justifica pela necessidade de avaliar o nível de ruídos emitido durante as obras e assim serem definidas as ações a serem tomadas para mitigar eventuais impactos passíveis de serem gerados aos moradores e comunidades lindeiras às obras de duplicação da rodovia..
São apresentados neste trabalho 45 dados medidos em janeiro de 2014, em uma área classificada como área predominantemente industrial, onde o máximo de decibéis permitidos pela NBR 10151/00 são 70 db.
2) Coleta De dados (amostra de variável continua, ou muitos dados de diferentes valores, como foi feito a coleta de dados, isto é como escolheram a amostra): ...... valores
O tipo de amostra é uma amostra de variável quantitativa contínua, pois os dados podem apresentar qualquer valor dentro de um intervalo de variação possível. Os dados obtidos foram retirados das medições efetuadas com o decibelímetro. Os pontos escolhidos foram medidos