Trabalho de estatística
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ESTATÍSTICA
LAVRAS/MG
2012
Etapa 1 Conceito e aplicações da Estatística na Administração
A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. A estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Sir Ronald Fisher (1890-1962), em seus trabalhos, iniciou a estatística como método científico. Desta forma, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis (TAVARES, 2007).
Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vem colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.
Segundo Tavares (2007), pode-se a estatística em duas partes: a estatística descritiva e a inferência estatística.
A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e também resumir as informações contidas nestes dados mediante a utilização de medidas estatísticas.
Enquanto isso, a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre todo um grupo (chamado população), quando se observou apenas uma parte (amostra) representativa desta população.
Costuma-se afirmar que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados.
De forma geral, num determinado estudo estatístico deve-se planear a experiência, mesmo antes