trabalho de estatistica estudo de caso suicidio
O projeto ora proposto tem como objetivo o aprendizado, desenvolvimento da análise e o entendimento do conjunto de dados do objeto de estudo do pesquisador, neste caso, o suicídio.
Como fenômeno complexo, tal assunto atrai a atenção e o estudo das diversas áreas científicas, tais como a Filosofia, a Teologia, a Biologia, a Psicologia, a Sociologia e também a Estatística.
DESCRIÇÃO DO CASO
Nos Estado Unidos da América (EUA), particularmente na década de 80, o suicídio e suas possíveis causas foram objetos de estudo dos psicólogos, que tentavam entender as razões das pessoas decidirem acabar com suas vidas.
Duas questões em tais estudos referem-se ao sexo da pessoa que comete o suicídio e o método escolhido para fazê-lo.
1) As mulheres cometem suicídio a uma taxa mais elevada do que os homens, ou é o contrário que ocorre?
2) Existem diferenças por sexo no método usado?
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS
a) O problema a ser estudado é reduzido a uma “hipótese testável” que consiste em definir o problema e a (s) hipótese (s) em termos operacionais, ou seja, baseia-se na apresentação da situação problema contendo a descrição do caso, assim como a colocação de questões que deverão ser respondidas ao final da pesquisa.
b) Um conjunto de instrumentos adequado é desenvolvido, como por exemplo, a elaboração de um questionário ou esquema de uma entrevista.
c) Dados são coletados, isto é, o pesquisador pode ir a campo e fazer uma contagem ou um inquérito. Segundo Jack Levin1, a coleta de dados é o passo inicial, a matéria-prima com que o pesquisador deve trabalhar se o seu objetivo é analisar os dados, obter resultados e testar hipóteses acerca da natureza da realidade.
d) Os dados são analisados em comparação com as hipóteses iniciais.
e) Os resultados da análise são interpretados e comunicados ao público, por exemplo, por meio de conferência ou publicação.
A seguir, observemos alguns conceitos relevantes, para melhor