Trabalho de Eletronica Analogica
AMPLIFICADOR DE ÁUDIO
VITÓRIA ES
INTRODUÇÃO
Á pedido do professor Patrick Filgueira realizamos um trabalho no qual o objetivo seria montar e fazer funcionar uma placa amplificadora de sinal. O mesmo recomendou que pegássemos o projeto dessa placa pronta. Sendo assim pesquisamos e encontramos esta placa que vamos apresentar a seguir. Ela pertence e foi criada pela empresa COMKITEL & KITBrás e resolveram projetar um módulo de alta qualidade empregando transístores de terceira geração. Embora modernos, esses transístores são de fácil obtenção nas revendas de componentes eletrônicos em todo território nacional.
DESENVOLVIMENTO
Dotado de uma potência de 50W RMS, proporcionará ao seu montador uma qualidade sonora igual ou até superior aos comercializados nas lojas de som. Este manual tem sua aplicação para os módulos PL1050, mono e para sua versão estéreo, PL2050. Abaixo o quadro com as principais características.
Impedância de Entrada 27KS
Impedância de Saída 8S
Sensibilidade 400 mV
Corrente de Repouso 20 mA
Potência RMS 50 Watts
Reposta de Frequência 20 a 45 KHz ("3dB)
MONTAGEM
Os transístores T3, TIP120 e T4, TIP125, deverão ser alojados no dissipador que acompanha o material do kit. A parte plana e metálica do transistor T3 deverá ser isolada do dissipador por uma mica isolante.
O parafuso de fixação, M3x12, também é isolado por um isolador plástico. A figura 1 mostra em vista explodida esta importante operação. Para o transístor T4, esse procedimento é desnecessário pois o coletor é ligado à massa (terra). Recomenda-se untar com graxa de silicone ambos os transístores, T3 e T4. Untar também a mica de ambos os lados.
Depois de furar os pontos onde serão fixados os transístores T3 e T4 no dissipador, repare a rebarba feita pela broca. Não importa o quanto ela esteja afiada, a rebarba
sempre