Biografia de Simone Beavior
397 palavras
2 páginas
Simone BeuavoirNasceu em 9 de Janeiro de 1980 e , falece no dia 14 de abril de 1986, aos 78 anos de idade. Foi icone do feminismo e filósofa integrante do movimento existencialista, Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beuavoir, nasceu na cidade de Paris, na França, mais precisamente no boulevard du Montparnasse.
Filha de um advogado, estudou letras e Filosofia na universidade de Sarbonne, onde conheceu intelectuais predominantes como Merleau- Ponty.
Simone se formou em filosofia, em 1929 e foi nesse momento que teve um encontro decisivo com o filósofo Sartre que manteve um relacionamento durante sua vida toda, mas sempre mantiveram um relacionamento aberto, pois os dois tinham relações com outros parceiros, e compartilhavam as experiências adquiridas neste e em outros campos da vida, em função de um acordo pré-estabelecido entre eles. O filósofo acreditava que os dois, antes mesmo de constituírem um casal apaixonado, eram escritores; sendo assim, era necessário mergulhar na essência do Homem, o que só seria possível com a vivência de inúmeras experiências preservando a ideia de viver o máximo possível e trocar entre si as vivências de ambos
Simone foi umas das escritoras mais influentes do ocidente, suas principais ideias tratavam de questões ligadas a independência feminina e o papel da mulher na sociedade.
As obra refletia a luta feminina em relação as mudanças de papeis pré estabelecidos pela sociedade da época.
Em 1949, a autora lança sua obra-prima O Segundo Sexo, que logo se torna um clássico do movimento feminista.
Simone não buscava colocar a liberdade das mulheres no plano ontológico, mas colocar a liberdade como algo circunstancial, ou seja, as escolhas derivam de circunstâncias em que o indivíduo está inserido, não há uma verdade universal correspondente para todas as épocas ou sociedades.
Simone não dispunha do termo gênero, mas ela conceituou gênero, ela mostrou que ninguém nasce mulher, mas se torna mulher e, por conseguinte, ninguém