VITAMINA D
VITAMINA D
As vitaminas são nutrientes sem valor calórico, conhecidos como micronutrientes, que participam de diversos processos dentro do metabolismo orgânico e por isso precisam ser ingeridas para manter o bom funcionamento do organismo. A vitamina D se diferencia das demais vitaminas uma vez que não é obtida somente por meio da alimentação, sendo sintetizada pelo próprio corpo quando este é exposto de forma significativa aos raios solares. Por esta razão ela também pode ser classificada como um hormônio esteroidal. A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, pertence ao grupo das vitaminas dissolvidas e absorvidas em meio lipídico. Todas as células do corpo humano apresentam receptores para a vitamina D, logo percebemos o quão importante ela é para a saúde do organismo como um todo.
Tem aumentado a prevalência mundial de carência de vitamina D, mesmo em áreas de clima tropical, onde há sol o ano inteiro, como no Brasil. Esta carência se deve, em grande parte, aos hábitos da vida moderna, na qual os indivíduos não se expõem o suficiente ao sol, além da habitual falta de cuidado com a alimentação, fato que tem despertado a atenção dos especialistas, visto que a deficiência de Vitamina D tem forte associação com uma série de doenças como raquitismo, hipertensão, osteoporose, obesidade, vários tipos de câncer, doenças autoimunes, síndrome metabólica e até mesmo depressão.
Algumas das suas funções são: participação na absorção e fixação do cálcio no tecido ósseo, controle do metabolismo glicídico, regulação da pressão arterial, manutenção do sistema imunológico e regulação na produção de hormônios esteroidais, como a testosterona.
Para manter os níveis de vitamina D em valores adequados, a ingestão de alimentos como peixes de águas profundas (atum, salmão), gemas de ovo e ostras, auxilia bastante, porém a alimentação, quando bem realizada, consegue suprir, em média, apenas 10 a 20% da nossa necessidade