MATRIZ
Nome do(a) aluno(a):
Curso: Educação Especial e Inclusiva
Polo: Serrinha
Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada Faculdade de Ciências Educacionais como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.
TEMA Avaliação na Educação Inclusiva.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Avaliação na Educação Inclusiva: Particularidades da prática avaliativa para alunos com necessidades especiais.
PROBLEMA
Quais os instrumentos mais apropriados para avaliar alunos com necessidades especiais?
JUSTIFICATIVA
A inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares é obrigatória e vem gerando muitas discussões, pois apenas o fato de aceitar a matrícula de estudantes com deficiência não significa que houve inclusão de fato. A avaliação é um recurso inerente no processo de ensino e aprendizagem, sendo assim, não pode ficar de fora no ensino de alunos com necessidades especiais.
A avaliação em si é um tema de grandes debates. Em se tratando de educação inclusiva este debate se estende visto que não é apropriado a aplicação do mesmo método de avaliação para alunos com diferentes necessidades. Sendo assim, o educador precisa repensar seu método avaliativo ao realizá-lo com alunos com necessidades educacionais especiais.
Para isso, é preciso conhecer a necessidade do aluno, a particularidade de sua deficiência e os diferentes instrumentos avaliativos adequados a cada caso, para só então definir qual o método mais apropriado para cada situação. Nesse sentido, é correto afirmar que os professores necessitam de formação continuada que lhes possibilitem desenvolver práticas que atendam as particularidades do estudante, bem como desconstruir práticas de preconceito no interior da escola.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Investigar quais os instrumentos avaliativos que devem ser aplicados a fim de avaliar de forma justa e adequada os alunos com necessidades especiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Discutir