Eletrônica
1 INTRODUÇÃO 1
2 ELETRÔNICA 2
2.1 COMPONTES ELETRÔNICOS 2
2.2 DISPOSITIVOS 2
3 ELETRÔNICA ANALÓGICA 3
3.1 PRINCÍPIOS DA ELETRÔNICA ANALÓGICA 3
4 DISPOSITIVOS E EQUIPAMENTOS 4
5 ELETRÔNICA DIGITAL 4
6 SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS 5
6.1 SINAIS ANALÓGICOS 5
6.2 SINAIS DIGITAIS 5
7 CONCLUSÃO 6
8 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A eletrônica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental.
Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos.
2 ELETRÔNICA
2.1 COMPONETES ELETRÔNICOS
Considera-se o primeiro componente eletrônico puro a célula fotovoltaica (1839) seguida pela válvula termoiônica, ou termiônica e alguns diodos à base de Selênio (Se).
A válvula termiônica, também chamada de válvula eletrônica, é um dispositivo que controla a passagem da corrente elétrica através do vácuo, dentro de um bulbo de vidro, sendo utilizada em larga escala até meados da década de 1960. Aos poucos, foi substituída pelos transístores.
Um transístor é um dispositivo que controla a passagem da corrente elétrica através de materiais semicondutores inteiramente sólidos. Assim, por definição, ambos são componentes eletrônicos que servem para executar trabalhos idênticos, o segundo, porém mais moderno que o primeiro.
A tecnologia de miniaturização desenvolveu os circuitos integrados, os microcircuitos, as memórias eletrônicas, os microprocessadores, além de miniaturizar os capacitores, indutores, resistores, entre outros.
2.2 DISPOSITIVOS
Os