Trabalho de Educação para a saúde TST
Inscrição: 661424114
Pólo de Rio Branco – Acre
Atividade Avaliativa 01 Educação para a saúde
A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e conseqüentemente os resultados das organizações. Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. Por outro lado, as organizações vêem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho, visando, assim, uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, conseqüentemente, de seus resultados.
Ações de qualidade de vida no ambiente de trabalho:
1-Ambiente: Higiene, claridade e proteção no trabalho são essenciais para a qualidade de vida no trabalho. Especialistas em ergonomia e segurança laboral podem ajudar a avaliar a altura correta de cadeiras, apoio de cotovelo e da tela do computador, bem como condições ideais de ventilação, temperatura, iluminação e possíveis riscos de acidente.
2- Cuidados com o corpo: É importante estimular políticas para o bem-estar físico. Momentos de pausa ajudam a combater o sedentarismo. Se houver espaço para caminhar pela empresa, vale a iniciativa, também é recomendado fazer convênios com planos de saúde para oferecer palestras, avaliações físicas e distribuição de material educativo para os colaboradores.
3- Questões comportamentais: Avaliar o clima organizacional é uma medida saudável para saber como as pessoas se sentem no emprego, em termos de tratamento e relacionamento, e suas expectativas para os próximos cinco anos. Isso pode ser feito pelos próprios líderes, por meio de uma boa conversa com os funcionários, Caso sejam notados problemas de convivência, vale contratar um profissional de recursos humanos para conduzir a situação.