Trabalho de Educação Fisica - Artes Marciais
Nome: Gabriely Lima N°20 1°EM
As Artes Marciais
Artes marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas.
O termo "artes marciais" refere-se à arte da guerra, tendo origem ocidental e latina. Este termo é vinculado ao deus da guerra romano Marte que, na mitologia grega, era chamado Ares. Assim, as artes marciais, segundo a mitologia romana, são as artes militares ensinadas aos homens. Hoje em dia, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso das tradicionais armas de artes marciais.
Lutas Ocidentais
No período moderno, diversas práticas marciais ficaram vinculadas unicamente à luta e à defesa pessoal, criando uma consciência da futilidade de viver competindo e de utilizar sua arte para defender quem não tem o mesmo preparo.
Mas a Europa também mantinha uma tradição filosófica de unir a arte marcial às ciências, desde o período greco-romano, passando pelos nobres europeus na idade média e cientistas no renascimento, todos aplicavam o método científico em suas práticas.
Entre os estilos ocidentais de luta, podemos citar: Full contact, Jeet kune do, Jiu-jitsu brasileiro, Jogo do pau, Keysi, Luta greco-romana, Sambo.
Lutas Orientais
As lutas orientais são mais antigas, porém não são menos conhecidas de jeito nenhum, alguns exemplos de lutas orientais muito conhecidos são Judô, o Taekwon-do da Coréia, o Kung-Fu da China, etc.