Fcul
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTIGO DE REVISÃO
BENEFÍCIOS DAS ARTES MARCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA INFANTIL
Por
LUCA BAÊTA LEAL DOS SANTOS
Orientador: Fabrício Carlo Garcia
em
JUNHO/2013
BRASÍLIA-DF
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas.
Provérbio chinês
RESUMO
Introdução: Este estudo busca reunir na teoria os principais benefícios alcançados com a prática das mais diversas artes marciais mundiais. Objetivo: mostrar os benefícios que as artes marciais trazem para a educação física infantil.
Metodologia: esse estudo foi conduzido como revisão bibliográfica. Revisão da
Literatura: São apresentados conceitos teóricos do que pode vir a ser o conteúdo no contexto escolar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, partindo das 5
“divisões” do conteúdo das lutas, assim como desporto marcial, desporto de combate, jogo de combate, sistema de combate defensivo e a própria arte marcial. A partir da compreensão do que é tomado como conceito de Arte Marcial, são discriminados os vários aspectos em que os benefícios são almejados, sem deixar de mencionar todas as esferas: cognitivo, físico, psicoafetivo e social. Conclusão:
Apresentando propostas de abordagens do conteúdo no ambiente escolar infantil, destaca-se que os benefícios são abrangentes desde a melhoria na conduta social, desenvolvimento moral até a mais simples forma de crescimento pessoal, sendo nitidamente observável na educação infantil durante o processo de “construção” do pequeno artista marcial.
PALAVRAS CHAVE: benefícios; artes marciais; educação infantil; escola.
ABSTRACT
Introduction: This study seeks to bring together in theory, the main benefits
achieved