Artes Marciais
O artigo refere-se à temática dos valores e das artes marciais, como um instrumento sócio-educativo. O objetivo deste artigo foi investigar com o corpo docente, se as artes marciais ministradas em escolas/colégios, de uma maneira lúdica, cultural e educativa, ajudariam no desenvolvimento escolar. Na metodologia usou-se pesquisa bibliográfica e de campo, cujo instrumento foram aplicados a professores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão, o presente artigo revelou que em escolas/colégios, que utilizam as artes marciais nas aulas de Educação Física, desenvolvem e despertam valores humanos em seus estudantes, e acima de tudo possibilitam uma influência positiva no rendimento escolar dos alunos (as).
Palavras-chave: artes marciais, ludicidade, valores, educação.
INTRODUÇÃO
O presente artigo refere-se ao poder de desenvolver nos alunos a sua capacidade nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo, através das artes marciais em sua totalidade, oferecendo aos seus praticantes, em especial os que se encontram em fase escolar, uma maior assimilação das demais disciplinas ministradas nas escolas/colégios, e com isso ocasionar um melhor rendimento escolar.
E para mostrar para o leitor que a problemática desse artigo gera em torno das artes marciais nas escolas/colégios, e é muito mais do que uma aula administrada no intuito de promover a prática de um esporte.Consiste em proporcionar um maior aprendizado por parte dos alunos, e com isso formando cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para vida.
O que se observa na sociedade, é que grande parte das crianças e adolescente em idade escolar, se encontram desestimulados para estudar, com muita falta de concentração e até mesmo dificuldade no campo psicomotor, e o lado afetivo bastante descontrolado.
Em um mundo globalizado, grande parte desses jovens, esquece de realizar atividades coletivas (de contato físico), e acabam se auto isolando na frente de seus computadores ou jogos