Trabalho de Educa o em Saude
A importância da Educação na Prevenção da Saúde.
Professora: Milda
Aluna: Wanessa Carvalho de Oliveira
3° Período em Enfermagem/Noite
Setembro de 2014
Algumas Doenças exigem cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento e modo de vidas: controles da doença, medicamentos, atividades físicas (fazer /não) e ajustar hábitos alimentares de comportamento e higiene. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico.
Sem a educação em saúde, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões baseadas em informação, fazer mudanças de comportamento, lidar com os aspectos psicossociais e, por fim, não estar equipado o suficiente para fazer um bom tratamento. O mau controle resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações.
O papel dos educadores em saúde é essencial, juntamente com a equipe multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com algum tipo de patologia monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação.
A maioria dos pacientes não tem acesso à educação em sua determinada patologia, devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Algumas nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidas dos benefícios que a educação em saúde pode trazer. Esses pacientes podem achar, por exemplo, que a interação com o médico fornece toda a educação de que precisam. Existem campanhas como a do Dia Mundial do Diabetes que promove a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle, além de defender mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.
Está faltando educação em saúde especialmente nos países em desenvolvimento. Mesmo nos países desenvolvidos, muitas pessoas não conseguem ter acesso a ela porque