trabalho de edf
519874520447000Escola Secundária Jácome Ratton
11º M/ Ano Lectivo 2014/2015
Módulo 10
Processos do controlo do esforço e sinais de fadiga
Trabalho elaborado porClassificação: ___
Processos de controlo do esforço e sinais de fadiga
O corpo humano sente-se bem com o movimento, porque este da prazer e estimula a criatividade. A nível médico, o exercício estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos tecidos nos músculos e nos ossos; também alivia a fadiga provocada pela tensão nervosa e pela vida sedentária. Mas os benefícios estendem-se ainda a outros campos, pois o exercício é também um instrumento poderoso para a prevenção e tratamento de doenças.
Sinais de Fadiga
A fadiga é um problema que atinge o nível físico e mental. Os causadores da fadiga são o trabalho físico e o trabalho mental, a má alimentação (pobre em nutrientes), falta de exercício físico, falto de repouso (dormir mal), problemas respiratórios, stress, etc.
A fadiga é um problema que poderá causar depressões e esgotamentos podendo provocar a morte. Hoje em dia, este problema é um diagnóstico comum em medicina geral e não se especifica só a uma determinada doença ou transtorno, e é uma das preocupações de saúde actualmente.
A fadiga não é verdadeiramente uma doença mas eventualmente um sintoma de vários problemas que muitas vezes são provocados por nós como o stress, demasiado trabalho, falta de dormir e péssimos hábitos de sono, má alimentação; ou também a menstruação ou a depressão.
Identificar sinais de fadiga ou inadaptação à exercitação praticada
A resistência é uma capacidade relevada pelo sistema muscular que permite realizar esforços de longa duração, resistindo à fadiga e permitindo uma rápida recuperação depois dos esforços, evitando a perda de eficácia motora. É pela adaptação do sistema cardiopulmonar que se torna possível vencer a fadiga. Uma vez que o esforço leva à fadiga, devem distinguir-se variantes de dois conceitos