Programas tecnologicos
Ministério da Educação no PPA 2012-2015
(fonte: Relatório de Gestão – Secretaria-Executiva/MEC – Exercício 2013)
Educação Profissional e Tecnológica
Principais Programas, Unidades Responsáveis e Unidades Envolvidas
Programa
2031 - Educação Profissional e Tecnológica
Unidade
Responsável
SETEC
Unidades envolvidas
CEFETs, IF’s, IFES, FNDE; MAPA e ANP.
A Constituição Federal de 1988 inclui entre os direitos sociais a educação e o trabalho. É na educação profissional e tecnológica que se tornam ainda mais evidentes os vínculos entre educação, trabalho, território e desenvolvimento, elementos cuja articulação é indispensável.
Uma educação profissional e tecnológica de qualidade, voltada para a pesquisa e para o desenvolvimento científico e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho, é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país.
As rápidas mudanças na base científica e tecnológica e nos processos produtivos exigem a formação de um novo trabalhador, sintonizado com a complexidade da realidade atual. A contextualização do conhecimento e a vinculação entre teoria prática incentivam a investigação científica, a produção e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Para além da integração com o mundo do trabalho, a educação profissional e tecnológica deve incorporar elementos inseridos no âmbito das relações sociais na perspectiva da promoção da equidade, da igualdade de gênero, do combate à violência contra o jovem e a mulher e da cidadania. Neste contexto, aponta-se para a perspectiva de formação de um trabalhador capaz de compreender a realidade e ultrapassar os obstáculos que ela representa; de pensar e agir em prol das transformações econômicas, culturais e sociais imprescindíveis para a construção de um país menos desigual e mais justo.
Neste contexto, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e