Trabalho De EdF Sica
OSSOS LONGOS
Fêmur:
O fêmur é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa.
Também é o osso mais resistente, suportando uma pressão de 1230 Kg por centímetro quadrado sem se ferir. O fêmur consiste da diáfise, da epífise proximal que se prolonga, através de um pescoço, até uma cabeça (esférica) - que o articula com o osso do quadril ou osso coxal - e da epífise distal que se divide em dois côndilos, que se ligam à tíbia e à patela.
Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo.
O fêmur divide-se basicamente em cabeça do fêmur, colo do fêmur, tocanter maior e trocanter menor, linha áspera e côndilos femorais.
Úmero:
O úmero é um osso longo e o maior do membro superior articulando com a escápula, o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo, apresentando em sua anatomia duas epífises proximal e distal e uma diáfise constituída por dezesseis acidentes ósseos.
OSSOS PLANOS OU CHATOS
Bacia ou Pelve:
A pelve (lat. pelvis = bacia,concha, tigela), ou bacia, encontra-se na cintura pélvica dos Tetrapoda. É composta por uma série de ossos longos (em anfíbios, répteis e aves) ou chatos (em mamíferos), quase sempre apresentando os seguintes componentes: sacro, ílio, ísquio e púbis. É nesta estrutura que se inserem os membros inferiores e se apoiam uma série de músculos ligados ao seu movimento.
Nos seres humanos a pelve é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores. O períneo, na anatomia humana, é geralmente definido como a região superficial entre a sínfise púbica e o cóccix, tanto em homens quanto em mulheres.
A pelve óssea (esqueleto da pelve) possui grande resistência e é formada pelos ossos:
Osso do quadril - formado pela fusão do ílio, ísquio e púbis
Sacro
Cóccix
Escápula:
A espinha escapular em sua face dorsal termina no achatado acrômio. Acima da