ADO 2
Raízes do enfoque comportamental: O importante em uma organização é o sistema social. O sistema é formado por pessoas com suas necessidades, sentimentos e atitudes, e o comportamento dessas pessoas influenciara no desempenho da organização. Existem temas básicos de estudo comportamentais como, as características que diferenciam as pessoas das outras e o comportamento coletivo das pessoas em grupos dentro das organizações e sociedade.
O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores: O movimento se deu durante a revolução industrial. As condições de trabalho eram tão difíceis que algumas pessoas e instituições se mobilizaram em busca de melhorias. Nessa mobilização obtiveram cinco tendências para se melhorar as condições: (1) Sindicatos, criados para defender os trabalhadores e melhorias nas condições de trabalho. (2) Experiências humanistas. (3) O marxismo que tinha como objetivo acabar com a desigualdade, tornando uma sociedade mais justa. (4) Doutrina social da igreja a favor da justiça social, alguns pontos colocados pela igreja: “Em sua grande maioria os pobres vivem em condições miseráveis e degradantes”, “Trabalhadores não merecem ser tratados como escravos”. (5) Pensamento humanista na escola clássica tinha preocupação com as condições das pessoas no ambiente de trabalho.
O estudo do fator humano no papel dos gerentes: Chester Barnard executivo de uma empresa de telecomunicações nos anos 30. Fez uma analise sobre as funções do executivo, que influenciou o pensamento de muitos autores. Segundo Barnard, organizações são sistemas cooperativos, onde pessoas cooperam pelo objetivo da empresa. Essa cooperação é alcançada quando se tinha benefício dado pelo esforço do individuo. Portanto para se ter o funcionamento da organização não basta apenas ter o esforço tem de haver benefícios dado pelo esforço do empregado.
Psicologia industrial: Muito importante para o entendimento do comportamento das pessoas, onde