trabalho de ed fisica
Série/Turma: 9 ano C.
Número: 21
1. Movimentações do corpo referente ao ataque no vôlei.
Ataque de pé
O atleta deve estar em pé, na direção em que a bola será lançada, (normalmente em ângulo a partir do saque), com os pés ligeiramente separados na largura dos ombros. O pé oposto à mão dominante deve estar um pouco á frente (o pé esquerdo caso o atleta seja destro) e todo o peso do corpo deve estar concentrado no pé que estiver posicionado pra trás. O braço dominante do jogador deve estar acima do ombro com o cotovelo para trás e ficar da mesma altura que a orelha, a mão deve estar para frente. O braço livre deve mirar na direção que a bola deve ser lançada. Assim que o atleta estiver pronto para sacar, o braço livre será solto enquanto o braço dominante move-se em direção à bola. O peso do atleta passará do pé traseiro para o dianteiro e o braço acertará a bola ao mesmo tempo em que o pulso é torcido para dar efeito ao saque.
Ataque com salto Os movimentos são os mesmos que os do ataque de pé, porém junto com um salto. O jogador precisará estar posicionado um pouco para trás de onde a bola irá aterrissar. Ele dará de 3 a 4 passos em direção à bola, depois dos dois últimos passos antes do salto. O segundo passo antes do último deve ser mais longo. No último passo deve-se juntar os pés. Um movimento ascendente do braço para cima forte ajuda para alcançar uma altura vertical maior. O jogador deve dar o último passo com o pé oposto ao braço dominante (destros devem usar o pé esquerdo).
2. Movimentação do corpo referente á defesa no vôlei.
A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Além da manchete e do toque, já discutidos nas seções relacionadas ao passe e ao levantamento, algumas das ações específicas que se aplicam a este fundamento são:
Peixinho: o jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma bola, e termina o