Trabalho De Economia
Matricula:
Pág. 105 Cap. 7
1. O mercado concorrencial tem como principal característica a disputa entre duas ou mais empresas do mesmo ramo. O empresário deve sempre se manter atualizado e com uma visão a frente dos demais concorrentes.
2. O lucro normal é o real custo de oportunidade do capital do empregado na atividade empresarial. O lucro normal é exatamente o que o empresário deve receber dentro da sua atividade exercida. O lucro extraordinário o empresário recebe mais do que deveria receber de acordo com seu custo de oportunidade, o lucro extraordinário não é algo em longo prazo.
3. Monopólio: O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas a concorrência perfeita. Existe apenas um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado e todos os consumidores do outro. Não existe concorrência, ou produto substituto. Os consumidores se submetem as condições impostas, ou não irão consumir o produto. Devido ao fato de ser exclusiva no mercado, a empresa determina o preço de equilíbrio, de acordo com a sua capacidade de produção: se ela aumenta a oferta, o preço de mercado diminuirá se reduzir a oferta, o preço aumentara.
Oligopólio: É caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, ou em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado. Os preços são fixados entre as empresas, por meio de cartéis.
4. Concorrência Perfeita no mercado de fatores:
Oferta do fator de produção abundante, preço do fator constante.
Monopólio no mercado de fatores:
Existe um monopolista na venda de insumos
Oligopólio no mercado de fatores:
Poucas empresas produzem determinado insumo (oligopólio na venda de insumo)
Monopsônio (monopólio na compra de insumos)
Somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos
Oligopsônio (Oligopólio na compra de insumos)