TRABALHO LEI SOX
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JESSICA PIERETTI
SILVINO REGASSON JUNIOR
VERIDIANA NATALI
LEI SARBANES OXLEY
FOZ DO IGUAÇU - PR
ABRIL 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LEI SARBANES OXLEY
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Dinâmica das Cataratas -UDC. Como requisito parcial para obtenção da avaliação da disciplina de Auditoria do Curso de Ciências contábeis. Ao Prof(o) Valdir Antonio Ferreira.
FOZ DO IGUAÇU - PR
MARÇO 2015
INTRODUÇÃO
LEI SARBANES OXLEY (SOX)
Diante da ocorrência dos vários escândalos no mercado Norte Americanodo envolvendo grande empresas como a Enron ( setor de energia), Worldcom ( telecomunicação), Arthur Andersen ( empresa de auditoria) entre outras geraram inúmeros prejuízos financeiros atingindo milhares de investidores. Segundo Borgeth, o grande objetivo da SOX e restaurar o equilíbrio dos mercados por meio de mecanismos que asseguram a responsabilidade de alta administração de uma empresa sobre a confiabilidade da informação por ela fornecida, estabelecendo padrões mais rígidos de responsabilidade corporativa. Os efeitos da Lei SOX são significativa não só nos Estados Unidos, a legislação abrange também as empresas estrangeiras e incluindo as brasileiras que possuem ações na bolsa de valores dos EUA.
As empresas passaram a ter que se adaptar a um cenário de mudanças, principalmente no setor da auditoria interna, onde precisaram ter uma definição clara e detalhada dos controles de cada área, para que assim, pudessem fornecer informações transparentes aos administradores e investidores sobre a situação patrimonial e financeira da empresa.
SOX foi uma resposta do governo americano por uma série de escândalo contábeis ocorrido em grandes empresas dos EUA, o objetivo de recuperar a confiança dos investidores e evitar uma descapitalização das empresas daquele pais. Os