trabalho de economia
Administração
Trabalho de Economia
Manaus – AM
2012
Trabalho de economia:
Planos de Metas de Juscelino Kubitschek e A crise de 1962-1967, o PAEG e as Bases do Milagre Econômico
Trabalho parcial valendo de zero a oito pontos do curso de Administração, da disciplina Economia Brasileira, da faculdade metropolitana de Manaus Fametro.
Professor (a): Rogerio Carvalho
Manaus – AM
2013
INTRODUÇÃO
1.0 Plano de metas de Juscelino Kubistchek
1.1 Planejamento Estatal – 50 anos em 5
O plano de metas de Juscelino Kubitschek é considerado um caso bem sucedido de formulação e implementação do planejamento estatal. Contrariamente ao projeto nacionalista de Vargas, havia uma clara aceitação a predominância do capital externo, limitando-se o capital nacional ao papel de sócio menor desse processo.
O plano de metas proposto por Juscelino Kubitschek para o período de 1956-1960 continha um conjunto de 31 metas, incluindo a construção de Brasília. A base desse plano era constituída pelo grupo misto BNDE-Cepal que foi criado em 1953. O trabalho do grupo misto seria o de fazer o levantamento exaustivo dos principais pontos de estrangulamento da economia brasileira, além de identificar áreas industriais com demanda reprimida, que não podia ser satisfeita com importações, dada a escassez estrutural de divisas na economia brasileira.
O crescimento industrial que ocorreu a partir do início do governo Juscelino Kubitschek estava estruturado em um tripé formado pelas empresas estatais, pelo capital estrangeiro e, como sócio menor, pelo capital nacional. As empresas estatais participavam fortemente no setor produtor de bens intermediários. Os setores de energia, transporte, siderurgia e refino do petróleo recebiam a maior parte dos investimentos do governo. O capital privado estrangeiro dominava amplamente a produção