Milton Santos
Resposta:
De acordo com o vídeo, Milton Santos foi um ícone e divisor de águas para a Geografia,no mundo. Ele foi capaz de perceber a importância do terceiro mundo (periferia), sua forma de se relacionar, trabalhar e encontrar soluções criativas para moradia, emprego etc.
O “homem lento” seria um indivíduo da vindo da periferia com uma personalidade deferente da sociedade. O tempo seria mais lento, não andaria com celular, envolvido no ritmo frenético da sociedade atual, por isso “homem lento”. E seria esse indivíduo seria o futuro do mundo, quem mudaria o mundo, tal como movimentos como o MST (movimento dos sem terra).
Assim, Milton Santos revolucionou a Geografia, percebendo a importância e potencialidades da periferia, mostrando ao mundo que ela faz parte da sociedade e que possui um papel importante e positivo na mesma.
2) Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.
Resposta:
A base de explicação da teoria “Formação Econômica e Social”, seria a produção, isto é, o trabalho do homem para transformar utiliza-se da categoria do espaço, ou seja, a própria história da formação econômica e social está inserida no espaço. Segundo essa teoria, natureza e espaço são sinônimos, desde que se considere a natureza como uma