Trabalho de economia- os 10 princípios da economia
A palavra economia vem do termo grego e significa “aquele que administra o lar”.
Na verdade a economia tem muitas semelhanças com a administração do lar; famílias tomam decisões parecidas com uma sociedade. O que produzir? Quem faz o que? Como recompensar pelo trabalho? Como nos relacionarmos uns com os outros?
A economia tem na escassez sua razão de existência. Os recursos são escassos, logo deve-se empregá-los da melhor forma possível. Da mesma forma que uma família não pode dar a cada membro tudo que eles desejem, uma sociedade não pode dar a cada membro um padrão de vida alto ao qual eles aspirem.
1 Tomada de decisões
2 As pessoas enfrentam tradeoffs
“Nada é de graça”. Para se conseguir algo é necessário tomar decisões que nem sempre nos interessa. A tomada de decisão exige escolher algo em lugar de outro que gostamos, ou seja, decidir uma coisa em detrimento de outra.
Podemos usar como exemplo um estudante que se vê pressionado a fazer uma escolha que envolve seu recurso mais importante: o tempo.
As pessoas devem considerar o fator tradeoff ao tomar decisões pois terão uma visão mais ampla de suas opções.
3 O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la
A tomada de decisões exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas.
Custo de oportunidade é o valor do que melhor deixamos de fazer para fazer o que fizemos.
O custo de oportunidade de um item é o que se abre mão ao escolhê-lo.
Quanto custa para um estudante fazer uma universidade? Se pensar em mensalidade, moradia e alimentação estará ainda longe deste custo. Moradia e alimentação ela teria de qualquer jeito, talvez até mais barato. Quando custo o fato desta pessoa não estar trabalhando? Para a maioria dos estudantes os salários que deixam de ganhar, enquanto estão na faculdade são o