Interpretação de texto para concurso
TEXTOS
01. A globalização dos anos 90 colocou contra a parede símbolos do capitalismo brasileiro. Isso quer dizer que estamos mal? Não. As empresas que elevaram sua preocupação com a excelência aos limites da paranóia não apenas sobreviveram como estão na vanguarda de um novo - e pujante - ciclo econômico.
Segundo o autor:
a.) A paranóia com a excelência, nos moldes da globalização do anos 90, permitiu que símbolos do capitalismo brasileiro chegassem à vanguarda do novo ciclo econômico.
b.) Para sobreviver, precisamos ser paranóicos.
c.) O novo ciclo econômico é baseado na paranóia, pois sem ela a globalização dos anos 90 colocaria símbolos do capitalismo brasileiro contra a parede.
d.) O novo ciclo econômico é pujante pois colocou os símbolos do capitalismo brasileiro dos anos 80 contra a parede, devido à paranóia com a globalização dos anos 90.
e.) Não estamos mal pois os símbolos do capitalismo brasileiro pertencem a outra década, mas a globalização dos anos 90 é a vanguarda do novo ciclo econômico.
02. Considerando-se a afirmação de uma famosa estilista americana de que "os homens sempre estiveram na vanguarda da moda", referindo-se ao terno de duas peças, podemos concluir que:
a.) A tendência única para a moda no futuro é o terno.
b.) Apesar de vários estilistas de alta costura se esforçarem, o que eles fazem não é moda.
c.) O terno é sempre uma roupa atual.
d.) Um homem que não use terno não está na moda.
e.) As mulheres deveriam usar terno para estarem na moda.
03. Biólogos comprovaram que, em uma determinada floresta, existem dois tipos de roedores. Ambos têm o hábito de cavar buracos. O coelhato cava buracos mais rápido do que o ratoelho. Outra grande diferença entre eles é o tamanho: o roedor ratoelho é maior, em média, do que o coelhato.
Diante destas informações, os biólogos poderiam deduzir que:
a.) Os buracos cavados pelo ratoelho são maiores do que os do coelhato.
b.) Os buracos