TRABALHO DE DP
A) A diversidade pode ser considerada uma característica própria da Psicologia, como área de conhecimento e profissão, na medida em que o espaço ocupado por ela, contemporaneamente, comporta a existência de várias formas diferentes de conceituar e investigar os fenômenos psicológicos.
B) Aceitando a diversidade como característica da Psicologia, não há por quê considerar a existência de formas diferentes de pensar como algo negativo, indicativo de caos e desordem na área de conhecimento. Segundo os autores, a diversidade pode ser compreendida quando se analisa sua origem.
C) A diversidade, na realidade, é uma característica da Psicologia, apenas aparente. Uma observação superficial das várias formas de pensar poderia não perceber que, por trás das aparências, as várias correntes de pensamento pretendem conhecer o mesmo objeto de estudo, apenas usando diferentes métodos para conhecê-los.
D) Quando se analisa a origem da diversidade das várias formas de pensamento da Psicologia pode-se perceber que elas não se originam do acaso, mas são situadas, isto é, são construídas em estreita relação com determinados momentos e acontecimentos históricos, em determinados lugares, em que se pensava diferentemente sobre diversos assuntos.
E) A diversidade da Psicologia se manifesta na prática com a co-existência dentro do espaço psicológico de diferentes especificações acerca daquilo que deve ser estudado (os objetos de estudo) e de diferentes crenças sobre como estudar esses objetos (isto é, de métodos de estudo).
A diversidade da Psicologia fica evidente quando se observa que, como área de conhecimento, ela contém a especificação de diferentes objetos de