Trabalho DP
Atividade de Dependência
Referente a disciplina Química
1ªSériedo Ensino Médio
1º Bimestre
Felipe Guedes de Almeida
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
Transformações químicas no dia a dia; tempo envolvido; energia envolvida; reversibilidade.
As transformações químicas permeiam nosso cotidiano e todo o sistema produtivo (industrial), permitindo a utilização e substituição de diversos materiais na busca da sustentabilidade.
Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que há formação de novas substâncias, pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).
Um reagente é uma substância (elemento ou composto) que é consumida no decorrer de uma reação química. Um produto de reação é uma substância formada no decorrer de uma reação química, obtida a partir da combinação dos reagentes.
Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias.
Ao aproximarmos um fósforo aceso de um recipiente com álcool, este começa a queimar. Essa queima é uma transformação química, pois há alteração na constituição do álcool, que ao entrar em contato com o ar oxigênio, se converte em gás carbônico e água, liberando energia.
Muitas transformações químicas podem ser facilmente detectadas pelos efeitos que se observam: mudança de cor, variação de temperatura, libertação de um gás, formação de um sólido, formação de uma chama e carbonização de uma substância.
Reações Endotérmicas
As reações endotérmicas possuem o balanço energético positivo, fazendo com que essa variação de energia possua um sinal positivo (+ΔH) indicando maior absorção de energia, sempre em forma de calor.
Sendo assim, a temperatura dos reagentes é sempre maior o que a temperatura dos produtos finais.
São