TRABALHO DP
A História da Comunicação
FIAMFAAM
São Paulo, 19 de Outubro de 2011
Fernanda Caetano Rivero Herbas
A História da Comunicação
Trabalho referente à dependência da matéria História da comunicação. Resumo da primeira parte do livro “A História da comunicação” de Sandra Lucia Lopes Lima (2ª edição).
São Paulo, 19 de Outubro de 2011
A imprensa no Brasil
O caminho da imprensa na Europa
Mesmo antes de chegar ao Brasil, no século XIX, na Europa, a imprensa já era algo conhecido. No século XV as tipografias foram propagadas rapidamente e em oficias artesanais, livros eram feitos, página a página.
Na idade moderna os governos absolutistas e até mesmo a igreja católica já tinham noção do poder da imprensa, e por isso, não queriam tê-la como inimiga, então, desde os primeiros jornais, a imprensa visava, mesmo que sem sucesso, a liberdade de expressão.
Com o desenvolvimento do capitalismo, o papel da imprensa na sociedade foi ampliado, com isso, a era burguesa chegou ao centro da Europa Ocidental, trazendo as idéias de progresso, desenvolvimento e modernização, o que favorecia a imprensa.
Houve avanço industrial, urbanização e deslocamento do povo do campo para a cidade, e a imprensa sentiu diretamente os efeitos de tais acontecimentos, assim fazendo com que maior parcela da sociedade tivesse acesso a cultura.
As informações trazidas pela imprensa, virou necessidade, e cada vez mais cresciam os números de jornais e revistas, que já podiam escrever sem censura.
O que impulsionou a grande imprensa foi o aperfeiçoamento técnico das impressoras, que permitiu mais impressões com menos custos e também o sistema de transportes, que facilitou a distribuição. No inicio do século XIX, foi inventada a impressora a vapor, que foi aperfeiçoada e aumentou a velocidade de impressão. O jornal francês "La Pressa" visando diminuir os custos e atingir um público maior, passou a publicar anúncios pagos, e logo foi imitado