Trabalho De Doralice
Trata-se de um livro onde o Rubem Alves discute vários aspectos do conhecimento e formas de transferência deste conhecimento para alunos e através de gerações. Rubem Alves é nascido em Boa Esperança, MG, em 1933. Ex-pastor presbiteriano, Rubem formou-se em Teologia e Psicanálise e possui doutorado em Princeton, Estados Unidos. Professor na Unicamp escreve para o Correio Popular, para a Folha de São Paulo e já publicou vários livros, resultado da boa parte do tempo que dedica a escrever crônicas e artigos.
A alegria de ensinar possui quatorze capítulos formados por textos que não se relacionam de maneira seqüencial, porém se completam, mostrando a visão particular do autor sobre o ofício de “ensinar”, onde ele trata do tema de uma maneira apaixonada expressando-se de uma forma muito transparente e é muito incisivo em suas críticas, relatando também suas experiências quando aluno. O autor utiliza poemas, cita alguns livros e menciona alguns filósofos, compartilha da opinião de alguns pensadores em educação, o que torna sua obra mais completa.
A Alegria de ensinar é um livro essencial que todo docente deveria carregar consigo. Rubem Alves expôs todos seus sentimentos como um desabafo, de forma poética, social e pessoal. Em momento algum ele expõe o professor como o personagem da história, pelo contrario, volta e meia o coloca como o antagonista, pois o livro trata de cotidianos ensinados nas escolas. Cotidiano esse que viabiliza um aprendizado soturno, mecânico e inapreciável
Esse livro é uma reflexão do autor sobre aquilo que ele acredita ser o principal assunto a ser pensado e discutido em educação: a relação entre a vida, a felicidade e a própria educação considerada na interação professor-aluno-disciplina.
Ser mestre é ter como missão ensinar a felicidade. Nesta visão, Geografia, História, Química, Física, Biologia, Matemática e as demais disciplinas são ou deveriam ser "bolinhas de gude", brinquedos, objetos de prazer. Deste modo, a