Trabalho de doença de Chagas
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
ANA CAROLINA BRINGEL BARGES
MICHELLE BITTENCOURT BAHIA
MURYANNA OLIVEIRA ROCHA
ROOSE VANNA NUNES PEREIRA
THAUANNA ALVES VIEIRA
VANESSA PRISCILA DE SOUZA COSTA
DOENÇA DE CHAGAS
BELÉM
2014
ANA CAROLINA BRINGEL BARGES
MICHELLE BITTENCOURT BAHIA
MURYANNA OLIVEIRA ROCHA
ROOSE VANNA NUNES PEREIRA
THAUANNA ALVES VIEIRA
VANESSA PRISCILA DE SOUZA COSTA
Fonte: portal da .saúde
Trabalho apresentado como requisito parcial para segunda avaliação bimestral da disciplina de Epidemiologia Geral,do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário do Pará (CESUPA).
Orientado pela professora Maria de Nazaré Costa Santos Alencar.
Belém
2014
DOENÇA DE CHAGAS
1 - INTRODUÇÃO A doença de Chagas ou tripanossomíase americana, também é conhecida como chaguismo ou mal de Chagas descoberta por Carlos Chagas em Lassance, Minas Gerais, em 1909, é uma zoonose que afeta de 16 a 18 milhões de pessoas na América Latina, onde mais de 100 milhões estão expostos ao risco da infecção. O agente etiológico da doença de Chagas,o Trypanosoma cruzi, é um protozoário flagelado ( ciência e cultura e mdsaude).
Seu ciclo evolutivo inclui a passagem obrigatória por hospedeiros de várias classes de mamíferos, inclusive o homem, e insetos hemípteros, hematófagos, comumente chamados barbeiros, dos gêneros Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma pertencentes à família Triatomidae. Nos vertebrados, o T. cruzi circula no sangue e multiplica-se nos tecidos. Nos barbeiros, multiplica-se no tubo digestivo, as formas infectantes sendo eliminadas com suas fezes e urina. A transmissão da infecção ocorre, principalmente, pela deposição de fezes do vetor sobre os tecidos cutâneos e mucosas do homem (ciência e cultura).
A doença de Chagas, além de ser transmitida ao homem pelas fezes de triatomíneo infectado,pode também ser transmitida por meio de outros mecanismos tais