Os Vírus São Organismos Extremamente Simples 2
O filme Epidemia lançado em 1995 mostra o aparecimento de um novo vírus de febre hemorrágica ao qual se atribuiu o nome de Motaba. Os sintomas desse vírus inicialmente são parecidos com um de uma gripe sendo assim pouco identificado no início. Posteriormente,2 ou 3 dias à frente aparecem no corpo do infectado lesões rosadas seguidas de pústulas de onde saem sangue,pus e uma solução leitosa começa a ser expelida,essas lesões por sua vez começam a estourar e ficam purgando,segue-se vômito,diarréia,sangramento no nariz,orelha e gengiva. Em seguida os órgãos internos paralisam e se desmancham.
Tal vírus infecta a célula e em uma hora o vírus já a matou. Cerca de duas horas depois suas multiplicações invadem outras células multiplicando continuamente em um prazo de 5 horas até que não haja mais células no organismo.
Inicialmente, não se sabia exatamente o tempo de incubação do vírus. Após análises, descobriu-se que ele era curto, no caso 24 horas.
A transmissão do vírus se dá pelo contato com fluídos corporais dos portadores até mesmo depois de sua morte, contato também com os fluidos corporais do hospedeiro e pelo ar, pois o vírus sofreu uma mutação o seu código de proteínas o que o permitiu permanecer mais tempo na atmosfera podendo, portanto ser transmitido como uma gripe. O tratamento do vírus Motaba foi feito através de administração de um soro sintetizado