Doença de Chagas
O presente trabalho bimestral estabelecido pela disciplina de biologia tem como tema central a doença de chagas, mas concretamente, conhecer a intimo os aspectos acerca deste male, como agente etiológico, transmissão, sintomas, ciclo vital do parasita, profilaxia bem como o tratamento aplicado nesta situação.
São objetivos desse trabalho explanar adequadamente o assunto proposto de modo que seja facilmente absorvido por todos os integrantes do grupo, assim como divulgar informações úteis para prevenção e erradicação do mal de chagas.
Esta pesquisa encontra-se organizada em cerca de 12 capítulos, onde sequencialmente temos a introdução geral do tema, uma breve definição acerca da doença de Chagas, agente causador e agente transmissor, modo de transmissão, período de incubação, sintomas, diagnóstico, evolução, profilaxia, tratamento, ciclo de vida do parasita conclusão e referências, tendo como metodologia utilizada artigos acadêmicos obtidos através da internet enriquecidos por fontes bibliográficas. Esperamos sinceramente que este trabalho sirva como fonte eficaz de informação a potenciais leitores.
1 Doença de Chagas
Doença de Chagas é assim denominada em homenagem ao seu descobridor, o médico brasileiro Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas. Foi descoberta em 1909, quando Carlos Chagas realizava uma campanha contra a malária que atingia operários que trabalhavam na construção de um trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil, na região norte do Estado de Minas Gerais. Nesta data, o médico descobriu, de forma inédita na medicina, o patógeno e seu ciclo evolutivo, o vetor, o hospedeiro, as manifestações clínicas e a epidemiologia da doença.
A Doença de Chagas é uma doença infecciosa, transmitida ao homem pelo inseto popularmente conhecido como “barbeiro” ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, onde o parasita que origina esta doença vive na corrente sanguínea do homem e dos animais infectados e no intestino do