Trabalho de direito político - Os Partidos são representativos?
Ciência política
Mario Luiz Guide
Direito Noturno 2° semestre
DR2RS06 sala: 11
Jéssica Lourenço
Partidos políticos são necessários e representativos?
Santana de Parnaíba - alphaville, 23/09/2013.
Introdução
Este trabalho aborda um tema que faz parte de toda a nação, que é a política. Como fonte de pesquisa para o seu desenvolvimento foram usados dois pontos do livro do escritor, professor e político Mario Luiz Guide. Mais especificamente o prefácio e capítulo 05. No prefácio trata-se de três pontos das reflexões dos escritos de Afonso Arinos de Melo Franco, que fala sobre a democracia, os partidos e o presidencialismo. Mario Guide enfatiza a importância da democracia para que haja partidos fortes e que possam assim cumprir bem o seu papel de representação da sociedade. Cita também que os partidos políticos surgidos na época do Império não tinham estrutura para enfrentar as crises e consequentemente acabaram não cumprindo o seu papel de representação da burguesia – na época os partidos eram representados pela burguesia.
1
1- Prefácio
O primeiro ponto destacado é a relação de reciprocidade que ele estabelece entre a crise interna dos partidos e o colapso da democracia.
Na época do Império os partidos políticos eram compostos pela burguesia, havia os que eram a favor da escravatura, os que eram a favor do abolicionismo gradual e os que eram a favor da libertação imediata. Eram partidos que passavam pelo poder sem deixar vestígios que os diferenciassem, pois a burguesia da época não estava preparada para enfrentar crises, não atuavam de forma contínua, e um aspecto fundamental destacado por Afonso Arinos: diante de um quadro de crise aguda, os partidos não conseguiam fazer o jogo oposição-situação sem que o quadro se degenerasse em crise institucional e posterior queda das instituições democráticas.
Sendo assim, ele diz que os