a importacia dos jogos olimpicos para os paises
O legado que os jogos olímpicos e a copa do mundo deixaram para os países:
As estimativas sobre os impactos e legados positivos proporcionados pela realização de megaeventos esportivos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de futebol costumam ser extremamente otimistas. Experiências anteriores revelam que os resultados desse esforço ficam muito aquém das projeções feitas tanto pelos dirigentes esportivos quanto pelas autoridades dos países-sede. "Em geral, as avaliações são muito precárias ou levam em conta condições que dificilmente serão concretizadas", afirma o professor Marcelo Weishaupt Proni, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. O docente considera, entretanto, que dependendo da forma como o Mundial de 2014 e as Olimpíadas de 2016 forem organizados e do modo como os seus resultados forem avaliados, os investimentos podem ser legitimados e a própria democracia pode ser fortalecida.
De acordo com o docente, que há 15 anos pesquisa temas que relacionam a economia ao esporte, a realização das duas competições por parte do Brasil pode ser importante para o país criar uma atmosfera de otimismo, o que tende a contribuir para a atração de investimentos e para a geração de emprego e renda. "Grandes eventos como a Copa e as Olímpiadas funcionam como catalisadores. A premissa, entretanto, é que a sociedade estabeleça mecanismos para influenciar na tomada de decisões e exigir a prestação de contas por parte das autoridades. Nesse sentido, a experiência pode se constituir em um importante aprendizado para o país", assinala Proni.
O professor lembra que a ideia de criar formas de acompanhamento da qualidade e da quantidade dos gastos públicos é fundamental para que se evite o que ocorreu por ocasião da organização dos Jogos