TRABALHO DE DIREITO CIVIL
FACULDADE DE DIREITO - PANTANAL
DIREITO CIVIL
1º SEMESTRE MATUTINO – TURMA A
MARIA ISABEL ZAGO RIBEIRO
TODO HOMEM QUE TRABALHA TEM DIREITO A UMA REMUNERAÇÃO JUSTA. COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS AFETAM O DIA A DIA DAS PESSOAS COM RELAÇÃO AO DESEMPREGO?
ARTHUR VISNADI GIANESINI
NATÁLIA NÉSPOLI VITAL
NATHALIA PEAGUDA LOPES
VITÓRIA BOM DESPACHO COSTA E SILVA
VITÓRIA ELLEN DE ALMEIDA SANTOS
CUIABÁ – MT
2015
INTRODUÇÃO
O objeto de estudo deste trabalho é como as novas tecnologias afetam o dia a dia das pessoas com relação ao desemprego, tendo como destaque o direito do trabalho e sua remuneração justa.
No decorrer deste trabalho de Direito Civil, retrataremos a tecnologia e seu envolvimento com o trabalhador desde a Revolução Industrial até os dias atuais, adicionando suas consequências para a sociedade da época e o reflexo disso no nosso cotidiano.
Para melhor compreensão, recorreremos a uma citação para defesa de tese do nosso ponto de vista sobre o alto índice de desemprego no Brasil e, também discursaremos a realidade de um operário daquela época. No final, através de gráficos, colocamos o exemplo da zona rural e seu crescente desempregos, além de uma ilustração da linha do tempo sobre a evolução das máquinas para interesse adicional do leitor.
DESENVOLVIMENTO
O tópico de partida sobre o tema tecnologia e desemprego tem relação a Revolução Industrial na Inglaterra devido ao fato do surgimento da primeira máquina têxtil do mundo.
Antes da Revolução Industrial a fonte de renda era baseada em produtos manufaturados, no máximo com o uso de máquinas simples. As produções eram, na maioria das vezes, realizadas em oficinas que se encontravam na própria casa do artesão, onde o trabalho era executado individualmente ou por divisão de serviços.
Com a invenção da máquina, esses artesãos passaram a trabalhar para o dono do meio de produção portanto, o resultado final da matéria prima, tanto sua posse como seu lucro, passaram das mãos