trabalho de direito ambiental
RELATÓRIO DO ESTUDO DAS FUNÇÕES DE LINGUAGEM
Carlos Renato M. da Silva
Getúlio Neves Peixoto Neto
SUMARIO
1. Funções da Linguagem
1.1 Fática
1.2 Referencial
1.3 Expressiva
1.4 Conotativa
1.5 Poética
1.6 Metalinguística
1.7 Conclusão
1.8 Anexos
Goiânia, 14 de abril de 2014
Ilma. Sr. Professora
Neste relatório apresentaremos as funções de Linguagem, para que façamos uma breve reflexão sobre alguns princípios gerais que norteam toda ação comunicativas.
Função fática, abordar uma pessoas pode ser uma tarefa difícil, tudo depende do grau de intimidade que possuímos com ela. A funções fáticas pode ser definida como o conjunto de estratégias que construímos para iniciar um contato comunicado com alguém ou para romper um contato já iniciado. Olá! Como vai? Qualquer dia, eu volto a te encontrar.
Função referencial, quando o objetivo do emissor e informar, ocorre a função referencial, também chamada de denotativos ou informativa. Podemos dizer que é a comunicação pura e simples. Numa cesta temos um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maça verde, uma maça vermelha e uma pera.
Função expressiva, o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sub o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e portanto apresenta-se na primeira pessoa. Ah, que coisa, tenho um pouco de medo, nos te amamos.
Função conotativas, o objetivo é de influenciar, convencer o receptor de algumas coisas por meio de uma ordem, sugestão, concite ou apelo. Os verbos costumam estar no imperativo, nesse tipo de função é comum em textos publicitários, em discursos de autoridades. Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos!
Função poética, o objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de texto que podem ser