CONTAR UM CONTO PARA CRIAR UM ENCANTO
Cristiano de Campos
CONTAR UM CONTO PARA CRIAR UM ENCANTO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas UNIMES, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª Marisa Catta-preta Martins.
UNIMESVIRTUAL
2013
Encanto: é uma reação do ser humano, criada em função de um estímulo externo qualquer, que provoca a sensação de interesse intenso, colocando aquele que estiver esse efeito uma espécie de êxtase de embevecimento relacionado ao que é bom, agradável ou maravilhoso. (INFORMAL Dicionário. Encanto. Disponível em: . Data do acesso 21 de Abril de 2013.)
RESUMO
Todo texto tem seu encanto... vários encantos, eu diria. Mas para que esse encanto apareça, muitas vezes dependemos de nossos sentimentos, de buscar de onde veio tudo, de onde tudo começou. Procurar de onde começaram nossas palavras, ou seja, nossa língua materna. E para que isso aconteça de fato, temos que “buscar” os Tupis-Guaranis, depois os Portugueses e agora esse mundo de gírias e resumos de palavras também. Pois encantar com um conto é nosso objetivo, sendo que para isso, devemos viver mundos diferentes e todas ás vezes, imaginários. Para encantar precisamos, primeiramente, estar encantados. Devemos estar sentindo cada pulsar do coração, cada respirar e todos os “suspiros do bem estar”. Devemos sentir todos os gostos ou sabores e também todos os prazeres e dessabores. Enfim, de acordo com os gêneros literários e baseando-nos na nossa língua materna, pretende-se encantar com ás diversas formas de contar um conto.
PALAVRAS-CHAVE: encanto. conto. gêneros literários. língua materna.
UNIMESVIRTUAL
2013
1 INTRODUÇÃO
“A aprendizagem se faz por meio de interações sociais e de modo