trabalho de didática
Instituto de Matemática e Estatística
Didática da Matemática III
GEOMETRIA PLANA
Fernanda Gomes da Cruz Brito
Helton Nunes da Silva
Lorrana Cristina de Sousa Gomes
Goiânia, Goiás
2015
Geometria Plana
A Geometria Plana na educação básica
Os estudos de Geometria Plana se iniciaram na Grécia Antiga. Ela também é chamada de Geometria Euclidiana sem homenagem a Euclides de Alexandria que era um grande matemático.
Os princípios da Geometria Euclidiana eram os estudos de ponto, reta e plano, onde o ponto era considerado algo que não tinha definição plausível, a reta era definida como sequência infinita de pontos e plano era definido através da disposição de retas.
As definições teóricas da Geometria Euclidiana estão baseada em axiomas, postulados, definições e teoremas que estruturam a construção de variadas formas planas.
Podemos relacionar à Geometria plana os seguintes conteúdos programáticos:
Ponto, reta e plano
Posições relativas entre retas
Ângulos
Triângulos
Quadriláteros
Polígonos
Perímetro
Áreas de regiões planas
As crianças começam a ver geometria plana desde o 1º ano do ensino fundamental, a partir deste ano ela começa a estabelecer uma relação entre as formas geométricas na natureza e nos objetos criados pelo homem, relacionar desenhos ou objetos a figuras geométricas, construir maquetes, estabelecer diferenças e semelhanças entre figuras e sólidos geométricos, conhecer os ângulos, reconhecer e distinguir diferentes formas geométricas, compor e decompor figuras, calcular área e perímetro de figuras, usar Teorema de Pitágoras e de Tales para resolver certos problemas, usar plano cartesiano.
No ensino médio são usados os conceitos aprendidos na geometria analítica, geometria espacial, trigonometria entre outros.
A geometria plana é um conteúdo que pode ser trabalhado através da utilização de diversos recursos, como materiais manipuláveis para explicar as figuras e sólidos, exemplos cotidianos, programas de