Trabalho de didatica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
MODALIDADE A DISTÂNCIA
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
ADRIANA DA CRUZ SILVA - 295996
ROSA FÁTIMA DA SILVA - 291227
VERA LÚCIA AQUINO - 296026
NARA KATIÚSCIA- 296016
CAMPO GRANDE
NOVEMBRO – 2011
ADRIANA DA CRUZ SILVA - 295996
ROSA FÁTIMA DA SILVA - 291227
VERA LÚCIA AQUINO - 296026
NARA KATIÚSCIA- 296016
Conceituar e identificar sustentabilidade e sua aplicação no planejamento, analisar a legislação ambiental brasileira e conhecer a importância do saneamento ambiental.
Trabalho apresentado ao Professor Djalma e ao Tutor Rodrigo da disciplina Responsabilidade Social e Meio ambiente, do Curso de Graduação em Pedagogia, do polo Zappeon.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Campo Grande – 29 Nov 2011
1. INTRODUÇÃO
Entre o ressurgimento das cidades após a idade média e a revolução industrial que se seguiu, tivemos um grande período de urbanização acelerada, com a retirada do homem do campo e explosão demográfica das cidades e instalação e desenvolvimento do parque industrial, sempre próxima ou dentro dos grandes centros consumidores. Nesse processo, ambientes inteiros foram degradados, nada sendo feito para minimizar e mitigar os impactos causados. A poluição ambiental, portanto, se instalava junto com a industrialização e o crescimento populacional, o que desencadeava uma série de problemas ambientais que, para a época, não eram considerados prejudiciais, sempre considerando o caráter infinito dos recursos naturais. Atualmente temos consciência que a degradação de um ambiente qualquer provoca vários impactos, de baixa ou alta relevância, mas que somados podem levar ao desaparecimento de ecossistemas inteiros. Os impactos de baixa relevância são comuns e, até certo ponto, aceitáveis, uma vez que não há como intervir em um ambiente sem lhe causar algum dano. Quanto aos impactos de alta relevância,