Resenhas
No princípio as concepções éticas de Kant foram influenciadas pela ética racionalista de características leibniziana. Esta começou a esboçar os problemas na origem da refundação crítica da razão prática.
A evolução da Ética pré-crítica através de suas variadas manifestações influenciaram as concepções futuras de Kant.
As principais influências na formação da Ética pré-crítica são:
1) A marca pietista: originária de sua primeira formação religiosa na infância e adolescência, por meio do seu primeiro professor na universidade que se chamava Martin Knutzen; que o iniciou nas ciências e tentava conciliar pietismo e pesquisa científica. As heranças deixadas pelo pietismo a Kant foram de características morais, como a acentuação do elemento ético no Cristianismo, que acabou influenciando a idéia Kantiana de religião.
2) A tradição racionalista: em que os grandes paradigmas da Ética classista são reformulados segundo os conceitos da razão cartesiana.
2.1) Divide-se em duas as correntes do racionalismo moderno que convergem na reflexão ético-política Kantiana:
a) A corrente Wolffiana procedente de Leibniz, através de sua obra Nouveaux Essais sur L’Entendement humain (1765), adotada pelos professores nas universidades alemãs. b) A corrente do Direito Natural racionalista inaugurada por Hugo Grotius e Samuel Puffendorf, no qual Kant acentou a sua Doutrina do Direito.
3) J. J. Rousseau: reconhecida por Kant em suas notas pessoais sobre a distinção entre ciência e moral. Rousseau gerou em Kant algumas das idéias fundamentais que estarão presentes na refundação crítica da ética por