Trabalho de Demografia
Gráfico 1.
Fonte : Datasus e Demography ,Preston, Heuveline, Guilllot, pág 22 e27.
Gráfico 2.
Fonte : Datasus e Demography ,Preston, Heuveline, Guilllot, pág 22 e27.
Análise1: Analisar a Suécia e o Espírito Santo , sendo a Suécia um país desenvolvido , e o Espírito Santo um estado que faz parte do Brasil , em termos de mortalidade , só seria possível usando um artifício matemático , e este precisaria ser preciso em suas considerações , pensando nisto foi feito , um processo estatístico capaz de equiparar em igual escala de parâmetros tanto a Suécia como o Espírito Santo. Os aspectos quantitativos de tal análise está descrito na tabela 1, do anexo.
Pelo gráfico 1 ,nota-se uma extrema taxa de mortalidade para específica pra crianças entre 0 e 4 anos em relação ao Brasil em 1992 , enquanto que na suécia , essa taxa chega perto do zero absoluto. Porém , quais seriam as causas dessa gritante diferença.
Pelo gráfico 1 ainda podemos analisar que as taxas de mortalidade são maiores no Estado do Espírito Santo em 1992. Nas idades seguintes , no entanto , há quase uma ligeira similaridade nas proporções de idades etárias para idades etárias.
Em um país desenvolvido o processo de democratização social está mais presente, fatores como saúde , saneamento e renda familiar , contam na balança. Enquanto que no Brasil há uma desvalorização desses setores , felizmente isso vem mudando aos poucos e no decorrer deste trabalho veremos que a mortalidade, apresenta certas características , nas quais sua diminuição ou ascensão depende de fatores tanto biológicos de cargas naturais , como de fatores socioeconômicos
Seria muito determinismo afirmar que a mortalidade infantil