DEMOGRAFIA E MIGRA O TRABALHO ESCRITO
Programa de graduação em Relações Internacionais
Demografia e Migração Internacional
Belo Horizonte
2014
Demografia e Migração Internacional
Terminologia
A fim de que se tenha mais entendimento sobre demografia e migrações se faz necessário primeiramente exemplificar o significado dos termos:
Mi·grar (latim migro, -are, passar de um lugar para outro)
E·mi·grar (latim emigro, -are, sair de, mudar de habitação)
Sair da sua região ou do seu país com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de buscar trabalho e/ou residência em outro país.
I·mi·grar (latim immigro, -are, passar para, entrar em)
Entrar em região ou país diferente do seu para aí se estabelecer.
De·mo·gra·fi·a (demo- + -grafia)
Estatística da população. O esforço teórico econômico e social tem se concentrado em alguns aspectos principais:
Motivos e Formas de Migração; A linha que separa a migração voluntária da migração forçada é muito tênue, sendo as motivações relativas, contudo, os aspectos abaixo são os que de fato levam e forçam o indivíduo a migrar, como: fome, pobreza, secas prolongadas, conflitos internos: étnicos, políticos e religiosos, epidemias, guerras, sismos: terremotos e tsunamis.
Em 2013 o total de migrantes internacionais no mundo chegou a 213,5 milhões de pessoas, segundo dados da ONU. Esse número é composto por todos aqueles que vivem fora de seu país de origem, mesmo que sua imigração tenha ocorrido há décadas.
A migração internacional e as diferenças de gênero nesse contexto
Migração feminina
A migração feminina já representa 51% das migrações internacionais. Também no Brasil houve aumento no número de mulheres que migram sozinhas em busca de melhores oportunidades de vida. Isso implica novos desafios em termos de proteção aos seus direitos humanos.
Ao migrarem, as mulheres, muitas vezes, desempenham atividades domésticas (faxineiras, babás, atenção a idosos e doentes, cozinheiras etc.) e no comércio e serviços