Demografia trabalho sociologia
Demografia no Mundo – Diferenças Sociais e Superlotação Populacional
2 JUSTIFICATIVA
Demografia é um estudo a fim de catalogar a quantidade de pessoas, assim como sua qualidade de vida, taxa de mortalidade e natalidade, também podendo ser para apenas um indivíduo em si. Pode-se perceber que nas últimas décadas, com o avanço da Globalização em todo o planeta, a população que era de aproximadamente 1 bilhão de pessoas em 1800 e que começou a aumentar na década de 1950 com o ápice da industrialização e com o fim da Segunda Guerra Mundial, conseguiu, em apenas meio século, dobrar de tamanho, atingindo 6 bilhões no ano 2000, e onze anos depois, atingir a marca de 7 bilhões de pessoas.
O espaço para toda esta população é imenso. Mas e os recursos? Muitas pessoas, principalmente na Índia, nascem e morrem sem mesmo possuírem uma casa para morar, sem beber água tratada ou comer um prato de comida saudável. Esse aumento populacional apenas evidencia a enorme desigualdade social no mundo, principalmente em países mais pobres.
3 PROBLEMA
Por meio desse trabalho acadêmico, o foco será o avanço demográfico, que inclui o aumento desenfreado da população, o aumento da desigualdade social e os problemas em geral que são causados por todo esse aumento. A fundamentação sociológica que explica todo esse crescimento também será destacada, como as teorias de Karl Marx e Thomas Malthus.
4 FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES OU QUESTÕES DE PESQUISA
a) Demografia através da visão sociológica
b) Crescimento populacional até os anos 2000
c) Queda na taxa de mortalidade e natalidade nos países mais ricos
d) Problemas causados devido ao crescimento da população
e) Dados demográficos no Brasil
5 OBJETIVOS
Compreender e correlacionar os conceitos demográficos com a Sociologia, assim como apresentar os problemas a serem discutidos.
5.1 Objetivos Gerais
Possibilitar a compreensão dos problemas demográficos.
Utilizar de conceitos abordados por sociólogos para a explicação da demografia