Trabalho De Corros O
Corrosão sob tensão
A corrosão sob tensão é o fenômeno de deterioração de materiais causada pela ação conjunta de tensões mecânicas (residuais ou aplicadas) e meio corrosivo. A CST é caracterizada pela formação de trincas, o que favorece a ruptura do material. Por essa razão, a corrosão sob tensão é comumente chamada de corrosão sob tensão fraturante.Acontece comumente com metais dúcteis.
Na CST, praticamente não se observa perda de massa do material, como é comum em outros tipos de corrosão. Assim, o material permanece com bom aspecto, até que a fratura ocorre
Corrosão Atmosférica
Qualquer aço carbono ou liga não revestido sofre corrosão quando exposto à atmosfera.
O processo de corrosão pode ocorrer rapidamente em ar úmido contendo contaminantes específicos. A adição de certos elementos de liga, principalmente silício, cobre ,cromo e níquel, pode diminuir a taxa de corrosão. A eficiência de cada elemento de liga depende não só da quantidade adicionada mas das condições climáticas.
O processo da corrosão atmosférica progride por uma reação eletroquímica na qual o eletrólito é a umidade do ar. A umidade deposita-se por precipitação ou condensação como orvalho sobre as superfícies expostas com a redução de temperatura.
MEIOS CORROSIVOS
-ATIMOSFERA: O ar contem umidade ,sais em suspensão, gases industriais,poeira,etc. O eletrólito constitui-se da água que condensa na superfície metálica, na presença de sais ou gases presentes no ambiente . Outros como poeira e poluentes diversos podem acelerar o processo corrosivo.
A ação corrosiva da atmosfera depende fundamentalmente dos fatores:
*umidade relativa do ar*substancias poluentes-particulas e gases
*temperatura
*tempo de permanência do filme eletrólito na superfície metálica
Alem destes fatores devem ser considerados os fatores climáticos , como intensidade e direção dos ventos, cíclicas de temperatura e umidade, chuvas e insolação(radiações ultravioleta).
A corrosão pode ser classifica