Relat Rio 1
167983
Caracterização de Portas Lógicas
Turma: -
--
--
Brasília 04/2015
Sumário
Introdução --------------------------------------> Página 3
Objetivos ----------------------------------------> Página 3
Componentes ----------------------------------> Página 4
Procedimento Experimental ---------------> Páginas 4 e 5
Discussões --------------------------------------> Páginas 5 e 6
Conclusão ---------------------------------------> Página 6
Anexos -------------------------------------------> Páginas 7 a 9
Bibliografia --------------------------------------> Página 9
Introdução
Nesta prática laboratorial de sistemas digitais, irá ser testada a diferença entre os circuitos integrados das famílias CMOS e TTL. Sabe-se que existem CI’s diferentes, que realizam a mesma função. Por exemplo, o CI 74HC08 e o 74LS08 possuem a função em comum de atuar como uma porta lógica AND. Entretanto, existem diferenças entre esses CI’s pois os fabricantes são diferentes. Esse fato gera um comportamento diferente em cada CI para a realização dessa função em comum, e nessa prática será analisado o comportamento de cada CI quando submetidos em diferentes situações.
Para tanto, será utilizado CI’s NAND de ambas as famílias (74LS00, que corresponde ao TTL e 74HC00, correspondente ao CMOS). Deste modo, será analisado o comportamento de cada CI ao se variar a tensão fornecida. Para exemplificar, um CI NAND da família TTL, alimentado por uma tensão de 5V, possuirá em suas entradas uma mesma tensão, que irá variar de 0V a 5V. A partir desta variação, será observado o seu comportamento de variação de nível lógico. O mesmo será feito com o CI NAND CMOS.
Outro teste a ser realizado é montar um circuito lógico que possua a mesma função de uma porta Lógica AND, mas utilizando somente um CI NAND, que possui em seu interior, quatro portas lógicas NAND’s. Ou seja, gerar uma AND a partir de quatro NAND’s.
Objetivos
O objetivo do experimento é