CORROS O Trabalho
INTRODUÇÂO
O tema abordado no trabalho que se segue visa explicitar de forma clara e objetiva o que vem a ser corrosão e como esta pode ser “combatida”, uma vez que sua ação pode trazer diversos prejuízos para a sociedade.
Uma das principais razões pela escolha deste tópico é entender melhor a corrosão, para que desta forma se possa aliviar a ação “destrutiva” desta em cascos de navios e outros componentes passíveis de serem danificados pela corrosão.
A contribuição deste estudo poderá beneficiar diversos setores do meio acadêmico, tendo em vista que o assunto apresentado abrange áreas que vão além da química em si, ou seja, remete ao lado físico dos componentes estruturais de um material também, podendo então elucidar lacunas até outrora vazias.
O trabalho será organizado de maneira que possa o leitor entender de forma clara e sucinta a corrosão e os seus mecanismos. São apresentadas as classificações de corrosão que podem acontecer nos materiais e em quemeios os materiais estão mais propícios à corrosão. Partindo em seguida para as formas ou tipos de corrosão. Finalizando então o determinado trabalho com os determinados tipos de “combate” a corrosão.
1.Corrosão
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química, eletroquímica ou eletrolítica do meio, aliada ou não a esforços mecânicos. É necessário que ao ser feita a escolha de determinados materiais, para a construção de equipamentos ou instalações, leve-se em conta a ação do meio, uma vez que estes precisam possuir propriedades resistentes a corrosão, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas. A corrosão pode incorrer sobre diversos tipos de materiais, sendo metálicos, como: ligas de cobre e aços; ou não metálicos: concreto, borracha, madeira ou polímeros orgânicos.
O processo de corrosão é bastante complexo e depende de diversos fatores, como as condições em que o fenômeno ocorre, a composição do metal, o contato com outros